INÍCIO    SOBRE    NA MÍDIA    CONTATO    ANUNCIE
[pbsn type="twitter"] [pbsn type="pinterest"]
Mudando os hábitos noturnos

Hábitos Noturnos

Quando fiquei uma semana fora de casa, viajando, e o Ben ficou uma semana longe de mim e sob os cuidados do papai, eu sabia que quando voltasse algumas coisas não seriam mais iguais.

Confesso que não sou disciplinada com rotina como “toda mãe deveria ser” e embora eu saiba muito bem o quanto isto é importante para os bebês e para as crianças a rotina nunca foi algo que segui a risca em casa. Tenho, claro, o bom senso do que deve ser feito, só que temos um grande problema com horários. Tem dias em que o Ben dorme cedo, tem dias que não.

Não deixei nenhuma recomendação rígida a ser seguida pois meu marido sempre soube cuidar do filho já que ele sempre foi um pai presente, então as únicas recomendações por escrito que deixei foram as dos remédios que o Ben estava tomando naqueles dias (ele estava se recuperando de uma gripe com tosse).

Enquanto eu estive fora tentei não ficar muito em cima deles fazendo check-lists por telefone com mil perguntas sobre se o Ben tinha comido tudo, tomado banho, escovado os dentes, etc. Segurei minha ansiedade e curiosidade o máximo que pude, até para dar mais liberdade e deixar meu marido a vontade na posição de pai. Reparei que isso foi muito bom pra mim e pra eles.

Quando voltei, tudo tinha sido melhor do que eu esperava. O Ben teve saudade, mas não foi nada fora do controle. Ele compreendeu que eu tinha ido viajar a trabalho e não ficou triste com isso, ainda bem!

O que mudou significativamente? Os hábitos noturnos.

Minha rotina noturna com o Ben era (mesmo sem horário fixo) jantar, brincar, tomar banho, escovar os dentes, ler livros (quando ele não está caindo de sono), até que ele peça a mamadeira. Aí ele mamava e dormia.

Perceberam o problema? Ele mamava depois de ter escovado os dentes. Eu já tinha conversado sobre isso com a odontopediatra e quando ele era menor ela disse que se eu não quisesse acordá-lo para escovar os dentes eu deveria oferecer água, para tirar o excesso de leite da boca. Algumas vezes eu até fazia isso, mas com o tempo eu fui relaxando e mais recentemente, em 90 por cento das vezes não fazia.

Alguns bebês só dormem no colo, outros tem alguma maneira especial de pegar no sono, no caso do Ben era a mamadeira. Meu marido inseriu um hábito novo e mesmo sem perceber acabou resolvendo um problema pra todos nós.

Na hora de dormir ele começou a colocar música relaxante! Se você usa iPhone (que eu amo!) ou iPad é só você procurar na iTunes Radio uma estação chamada “Relaxation Music” é excelente.

Eu já tinha usado essa técnica para as sonecas da tarde e tinha funcionado, mas nunca tinha usado para a noite.

Por que isso nos ajudou tanto? Embora a mamadeira seja o gatilho para o Ben entender que é hora de dormir, algumas vezes, principalmente agora que estamos em Orlando, de férias, ele fica muito agitado a noite. As crianças ficam agitadas quando tem dias agitados e demoram um pouco mais para baixar a energia. Ele tomava mamadeira e ficava lutando contra o sono, incomodado sem conseguir relaxar e dormir mesmo estando cansado.

Ontem a noite (quando comecei a escrever este post) jantamos fora, chegamos em casa, ele tomou banho, pediu mamadeira, ficou andando pela casa agitado (como todos nós) e eu aproveitei para escovar os dentes depois de já ter mamado.

Eu ainda tinha algumas coisas pra fazer e não estava pronta para dormir, mas ele já estava então ele mesmo pediu “Papai, coloca a musiquinha pra eu dormir?” e foi nessa hora que minha cabeça deu um PLIN heheheh e pensei “Uau, ele inseriu a música relaxante na rotina de sono”.

Eu entendo todas as mães que não conseguem seguir uma rotina perfeita porque eu também tenho essa dificuldade. Como falei, eu continuo sem horários fixos e faço tudo mais pelo bom senso do que pela rotina em si. Eu sei o quanto é importante e valorizo todas as mães que conseguem seguir rotinas, mas se você é como eu e tem esta mesma dificuldade saiba que nada na vida precisa ser 8 ou 80. Você pode inserir elementos de uma rotina mesmo não sendo rígida consigo mesma e se culpando se isto não for natural para sua família.

Coisas simples como inserir o momento da música relaxante além de nos ajudar com o sono resolveu o problema de mamar e dormir!

setembro 25, 2014    POR: Leticia Dantas
Bebês, Sono
[pbsn type="twitter"] [pbsn type="pinterest"]



Quero saber sua opnião, comente!




POSTS POPULARES


  • Quarto do Jake Disney Junior
  • Olive Garden chega ao Brasil
  • Beleza de mãe, tia, avó…
  • Meu Baby Dove Personalizado