INÍCIO    SOBRE    NA MÍDIA    CONTATO    ANUNCIE
Dicas para Armazenar o Leite Materno

Dicas de como armazenar o leite materno.

Você é uma mãe que amamenta, ou está grávida e pretende amamentar? Se sim, você sabe muito bem que seu leite é o melhor e mais precioso alimento para seu filho. Que tal conhecer algumas dicas de como armazenar o leite materno?

Muitas mamães precisam voltar ao trabalho antes de seus bebês completarem 1 aninho, algumas antes mesmo que eles completem 6 meses de vida. Eu não posso imaginar a dificuldade psicológica que estas mães passam, e se disser que posso estarei sendo injusta pois não desgrudei do Ben até seus quase dois anos de vida, quando ele foi para a escola.

Voltar a trabalhar e passar horas longe do filho é um dos principais motivos que fazem as mães pararem de amamentar.

Embora quase todas saibam, não custa lembrar que a alimentação exclusiva com leite materno faz bem tanto para a mãe quanto para o bebê, fortalecendo o sistema imunológico da criança, protegendo de alergias, estimulando o crescimento adequado e principalmente criando e aumentando o vínculo entre a mamãe e seu bebê.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê durante os primeiros seis meses de vida e recomendam o aleitamento complementado até os dois anos de idade ou mais.

Se você precisará voltar ao trabalho antes deste período, precisa de mais flexibilidade para realizar outras tarefas, ou se simplesmente pode e quer assegurar que seu filho terá seu leite disponível mesmo quando você não estiver, recomendo que aprenda como armazenar o leite materno.

Primeiro de tudo: Higiene!

Suas mãos e mamas devem estar limpas, todos os utensílios que você for utilizar (bombinha para tirar leite, saquinhos próprios ou potes de armazenamento) devem estar devidamente higienizados.

A escolha do recipiente adequado

É muito importante que você escolha um recipiente correto para armazenar o leite materno, a fim de que ele mantenha suas propriedades nutritivas.

Para armazenar o meu leite, sempre usei os Sacos de Armazenamento de Leite da Lansinoh.

Eles são pré-esterilizados, feitos de plástico 100% virgem, livres de BPA, com 3 milímetros de espessura e podem ser reciclados (porém não é recomendado que sejam reutilizados). Possuem fecho duplo hermético, que garante maior segurança do leite materno.

Armazenar Leite Materno

Gosto muito destes saquinhos porque além disso eles tem uma aba separada onde você pode anotar o nome do bebê (caso precise mandar para a creche/escolinha), anotar a data de armazenamento do leite e o volume armazenado.

Você os encontra em muitas lojas online (Americanas, Onofre, Submarino, Tricae) e nas melhores farmácias.

Se você não quiser ou não puder comprar sacos de armazenamento, saiba que se for optar por potes de vidro eles devem ter tampas de plástico, rosqueáveis (como os potes de café em pó) e você deverá tirar o protetor de alúmino da tampa. Além disso você deverá ferver o recipiente por 15 minutos, a fim de esterilizá-lo.

Tempo de Armazenamento

Segundo Ministério da Saúde, o leite materno cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por 12 horas.

O melhor lugar para o armazenamento é na primeira prateleira e próximo ao fundo. O armazenamento na porta da geladeira pode interferir na qualidade do leite por não garantir a temperatura ideal de forma constante.

No freezer ou congelador, o Ministério da Saúde recomenda armazenar o leite materno por 15 dias.

As recomendações que recebi nos Estados Unidos foram significativamente diferentes.

Por lá segui a tabela guia da La Leche League International que considera o seguinte:

  • Temperatura Ambiente (19-26°C) por 4 horas (ideal), até 6 horas (aceitável) (algumas fontes usam 8 horas)
  • Refrigerador (<4°C) por 72 horas (ideal), até 8 dias (aceitável se coletado com os cuidados corretos de higiene)
  • Congelador (-18 a -20°C) por 6 meses (ideal) até 12 meses (aceitável)

Descongelamento

Para alimentar o bebê com leite ordenhado congelado, este deve ser descongelado, de preferência dentro da geladeira. Uma vez descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Antes de oferecê-lo à criança, ele deve ser agitado suavemente para homogeneizar a gordura.

Selo Embaixadora Lansinoh

publipost

novembro 28, 2016    POR: Leticia Dantas



Qual sua opnião sobre esse assunto?




POSTS POPULARES


  • Quarto do Jake Disney Junior
  • Olive Garden chega ao Brasil
  • Pijamas Personalizados
  • Beleza de mãe, tia, avó…